4 Livros sobre samba

SAMBA.CAPA

Bom, o carnaval já chegou e eu admiro muito quem tem energia suficiente para acompanhar um bloco, sair para outro, fazer aquela brincadeira bonita e dar continuidade na folia. Ainda vou além, admiro muito quem, apesar de tudo isso, ainda consegue acordar no dia seguinte como se nada tivesse acontecido, ir ao próximo samba e se divertir mais um pouquinho.

É…estou um jovem senhor e há muito os livros me acompanham nesse período do ano. E hoje o meu samba não é como antigamente. De qualquer forma, o sábado de carnaval sempre me bastou, principalmente por conta de minhas limitações físicas de querer ficar igual morcego com síndrome de passarinho. Por isso, trago 4 livros sobre samba  para você e a criançada se deliciarem nesse carnaval.  Sei que ficou com curiosidade para saber o que é um morcego com síndrome de passarinho.  Então, leia até o final!

1) O MENINO A GOIABEIRA E A PORTA-BANDEIRA

livros sobre samba - MENINO.GOIABEIRA.

Esse é um  livro infantil de autoria de Alexandre Henderson, jornalista e apresentador de um quadro do Programa “Como Será”, que narra a história de Júnior e Suelen, ambos moradores da Comunidade Renascer, local que tem um visual muito bonito de onde pode-se ver o mar com todo o seu esplendor. Ele é intérprete e ela porta-bandeira mirins da Escola de Samba que carrega o nome da comunidade. Ele é um menino muito criativo que vive versando sobre tudo o que acontece ao seu redor.  Aos pés da goiabeira, os amigos se deliciam com seus frutos e Júnior faz suas rimas encantando Suelen ao falar das primeiras gerações que ergueram a comunidade e semearam as plantas que hoje os alimenta.

Indicamos para crianças que estão precisando de um ‘empurrãozinho’ para por em prática seus dotes artísticos.

Onde encontrar: InaLivros


2) PARTIDO ALTO – SAMBA DE BAMBA

livros sobre samba - PARTIDO.ALTO

 

A obra é iniciada com uma bela voadora no peito da indústria de entretenimento de massa que é exposta como descompromissada com a cultura ‘tradicional’. Nei Lopes inclusive fala que a indústria, na busca incessante por lucro, criou o ‘pagode paulista’, uma invenção  que de pagode, na origem da palavra, não tem muita coisa. Enfim, é um livro que trás grandes provocações.

O livro se origina da adaptação de uma monografia que recebeu menção honrosa no concurso Sílvio Romero, 1988.  Nei Lopes discorre sobre a tradição carioca do samba improvisado e cantado em desafio. Além disso,  também aponta as possíveis origens do que é hoje o Partido Alto, bem como a característica guerrilheira da cultura africana diaspórica que utiliza a cultura hegemônica para sobreviver se recriando e frutificando sua existência.

Indicamos para todos os amantes do samba tradicional e todos aqueles que querem conhecer mais sobre o assunto.

Onde encontrar: InaLivros


 3) SAMBA MENINO – A HISTÓRIA DO SAMBA CONTADA PARA A CRIANÇADA

SAMBA.MENINO.BLOG

 

Livro porreta de Raphael Moreira, que é publicitário, músico e produtor cultural. Em ‘Samba Menino’ o autor teve a preocupação de fazer uma viagem didática com Semba, um menino que chegou ao Brasil escravizado trazendo de sua terra natal  a dança da umbigada. Em tempo, foi rebatizado, passando a se chamar Samba e aos poucos foi se popularizando e se tornando parte da Cultura Brasileira.

Aí ele conhece uma galera da pesada que vai desde Tia Ciata a João da Baiana, de Sinhô a Ismael Silva. Pelas companhias parece que esse menino, não estava de bobeira, não. E com a criação e uso do rádio, ele vai crescendo e conhecendo o Brasil. Se mete no meio da folia com Zé Pereira, até que os blocos viram Escolas de Samba, tomando as dimensões enormes que conhecemos hoje e ele ali, acompanhando tudo.  Com a televisão é que ninguém parou mais esse menino. E até no espaço ele foi parar, acordando robô.

O livro vem acompanhado de um CD com excelente produção e músicas muito bem compostas. Ah, ele é bilíngue – (português x inglês). Vai dizer que o Samba não merecia?!

Indicamos para jovens que adultos que querem percorrer a história do samba de uma forma leve e divertida.

Onde encontrar: InaLivros


 

4) O SAMBA DE IRAJÁ E OUTROS SUBÚRBIOS

LIVROS SOBRE SAMBA - SAMBA.DE.IRAJA.

Esse livro é uma análise sobre a obra de Nei Lopes, um intelectual que se faz artista, inquieto produtor que mistura em si composições interpretadas e gravadas por inúmeros cantores populares, escritor, historiador, advogado, partideiro, religioso e como não se bastasse, carioca. Mas esse não é um carioca qualquer, como o próprio autor Cosme Elias propõe. Ao apresentar o samba na obra de Nei, o autor o identifica como veículo de afirmação de identidade carioca e negra. No entanto, o intuito dessa obra não é esgotar o debate sobre a construção da identidade nacional, mas dá sinais sobre alguns aspectos dessa identidade.

Para isso utiliza a capital do Rio de Janeiro como pano de fundo, num período em que obras de embelezamento foram promovidas por Pereira Passos às custas da expulsão da população negra e empobrecida do centro para regiões periféricas da cidade e da  criação de núcleos urbanos nas proximidades das linhas de trem e bonde. Essa contextualização serve para mostrar a relação desse movimento com a  criação de Escolas de Samba e algumas décadas depois, mais precisamente em 1930, a legalização dessas agremiações e a oficialização do carnaval por parte do Estado.

Essa oficialização, como aponta o autor, teve duas leituras distintas. A primeira de que a população que fazia o Carnaval, foi utilizada como massa de manobra ao se aliar ao Estado e aceitar alterações nas estruturas das escolas e dos desfiles. E a outra de que o Estado ao oficializar essa festa popular admitia a existência de um povo negro.

Nei Lopes na qualidade de cantor, compositor e pesquisador entra com tudo nesse debate,sendo ele sujeito e também predicado do universo do samba. Agora, é o seguinte, não pense que irá encontrar uma biografia de Nei nesse livro. O que terá aqui é uma análise de sua obra e pronto!

 

Indicamos para quem quer uma reflexão mais profunda sobre as origens do samba carioca e uma análise com contextualização histórica da obra de Nei Lopes. Um livro para pesquisadores do samba.

 

Onde encontrar: InaLivros

 


 

Esses foram os nossos 4 livros sobre samba. Tem samba pra todos os gostos. Então, se você chegou até aqui e quer realmente saber o que um morcego com síndrome de passarinho, vai saber agora. Porque isso não está escrito em livro.  Experimente sair de casa no sábado pela manhã bem cedinho e curta o samba até o dia seguinte. Tudo isso sem pausa para descanso. Vire a noite como uma morcego e curta o dia como um passarinho. Aí, quando você acordar, vai ver que só um livro pode curar a sua ressaca e cansaço.

Veja Também:

Compartilhe

mm

About the author

Léo O'Bento é educador, produtor cultural e ultimamente tem a estranha mania de transformar sonhos em realidades.