InaLivros listas – 10 meninos negros na literatura infantil

Devido a grande repercussão do nosso projeto 100 meninas negras e um crescente questionamento sobre livros infantis com protagonismo masculino negro, retomamos as listas de dicas da InaLivros destacando 10 livros infantis com protagonistas masculinos negros.

Representatividade é importante para todo mundo e há uma carência de materiais que representem de maneira positiva nossos meninos negros.  Então, se liga nessa listinha aí, compartilhe e divulgue para seus amigos. Nossos meninos negros também estão nos livros!

meninos negros

 

1- Nito, do livro O Menino Nito

menino nito - meninos negros

Nito é um menino que expressa seus sentimentos através do choro. Mas homem pode chorar? Esse livro procura abordar determinados estereótipos de gênero e o quanto ficamos limitados e aprisionados neles em nosso cotidiano. É um livro que ajuda a romper noções cristalizadas de masculinidade.  Um livro com muitas possibilidades de trabalho em ambiente escolar, indicado para leitores em processo e para leituras mediadas.

Ficha Técnica

Autora: Sonia Rosa

Ilustrador: Victor Tavares

Onde Encontrar: InaLivros


2- Ulisses, do livro Ulisses no país das Maravelhas

meninos negros - Ulisses no país das maravelhas

Nessa aventura divertida e inusitada, Ulisses, um garoto brasileiro que trabalha consertando máquinas de lavar roupas, mergulha em um mundo fantástico repleto de personagens do folclore e da cultura nacional. Um grupo de sacis, um tiranossauro baiano que dança axé, uma dupla sertaneja que toca estranhas modas de viola, sucuris guardiãs, um sapo cururu intelectual e muitos outros personagens acompanham Ulisses em sua odisséia tupiniquim. Pra garotada que curte uma fantasia, Ulisses no país das Maravelhas é uma ótima opção.  Ulisses no  país das Maravelhas é indicado para leitores fluentes.

 Ficha Técnica

Autor: Egídio Trambaiolli Neto

Ilustrador: Adriano Vidal

Onde Encontrar: InaLivros


3- Alex, do livro Super-Eu

super-euAlex é um menino muito criativo e com excelente autoestima. Ele se enxerga como um super-héroi, o Super-Eu. Esse super-herói tem poderes incríveis e ajuda as crianças a perceberem que se um Super-Eu não é tão difícil quanto pode parecer. Um livro muito bonito e estimulante para crianças pequenas.

O livro ainda vem com uma  proposta de atividade para aprofundar esse tema, tem também um glossário e dicas de sites para saber mais sobre a diversidade da população do Brasil e do mundo.

Ficha Técnica

Autora: Lisa Bullard

Ilustrador: Brandon Reibeling

Onde Encontrar: InaLivros


4- Robinho, do livro O Noitário de Robinho

meninos negros - O Noitário de RobinhoRobinho é um menino que quer ser grande. Ele está cansado de não ser levado a sério por ser pequeno. Como ele adora criar histórias em seu noitário, Robinho nos conta uma bela história de persistência e determinação que inspira adultos e crianças.  Um livro para leitores em processo  e para leitura mediada.

Ficha Técnica

Autor: Allison Santos

Ilustrador: Adriano Vidal

Onde Encontrar: InaLivros


5- Pedro, do livro Pedro Noite

Meninos negros - Pedro NoitePedro é um menino que não entende a sua negritude. Ele não entende porque é diferente da sua família e porque os outros meninos o tratam mal por causa da sua cor de pele. Sua avó, uma mulher branca, pouco o ajuda a entender sua ancestralidade. Pedro só passa a entender melhor sua negritude e seus sentimentos a partir da conversa com Juvenal, um velho senhor negro. Pedro Noite fala de um menino que tem sua história atravessada por imagens que não o retratam, e por uma conexão ancestral que ele precisa resgatar.

Um livro poético e bem indicado para leituras mediadas e leitores em processo.

Ficha Técnica

Autor: Caio Riter

Ilustrador: Mateus Rocha

Onde Encontrar: InaLivros


6- Papí, do livro Papí o Construtor de Pipas

meninos negros - Papí, o contrutor de pipasPapí é um menino que quer aprender a ler. Sua maior diversão é brincar com pipas e seu maior desafio é conseguir ler as instruções para armar as maiores certinho, assim como as coloridas em formato de águias.  Mas será que ele vai conseguir aprender com essa pressa toda? Papí, o construtor de pipas fala sobre perseverança e paciência para alcançar seus objetivos. Um bom livro para leitores em processo e para leituras mediadas.

Ficha Técnica

Autora: Luia Zatz

Ilustrador: Alexandre Teles

Onde Encontrar: InaLivros


7- Oranyam, do livro Oranyam e a Grande Pescaria

DSC00352Oranyam e seus amigos saem para pescar e acabam tendo uma grande surpresa: um peixe enorme! O que fazer com um peixe tão grande? Essa história fala da importância da coletividade e do trabalho em equipe, além de nos mostrar um pouquinho a geografia da África. Mais um livro indicado para leitores em processo e para leituras mediadas.

Ficha Técnica

Autora: Dayse Cabral de Moura

Ilustrador: Zeka Cintra

Onde Encontrar: InaLivros


8- Zagaia, do livro Zagaia

zagaiaCom uma linguagem ritmada e fortemente inspirada na literatura de cordel, a história do jovem Zagaia é contada. Esse rapaz que sai do norte de minas e vai parar na periferia de São Paulo, amadurece através das experiências vividas, convivendo com as humilhações e dificuldades da luta pela sobrevivência digna do dia-a-dia.  Além disso, Zagaia trás um breve texto sobre a origem africana do termo e seu significado. Zagaia é uma obra interessante para jovens e adultos.

Ficha Tecnica

Autor: Allan da Rosa

Ilustrador: Marcelo D’Salete

Onde Encontrar: InaLivros


9- Manu, do livro Manu da Noite Enluarada

Manu, da noite enluaradaManu é um menino que adora desenhar. Quando ele precisa desenhar sua família para uma atividade da escola, fica sem saber como fazer sua família negra. Manu tem vergonha do cabelo crespo de seus parentes. Um livro interessante para introduzir conversas sobre beleza, características físicas negras e diversidade.

Com um conteúdo muito rico para ser trabalhado em ambiente escolar, o livro é voltado para leitores em processo e  para  atividades de leitura mediada.

Ficha Técnica

Autora: Lia Zatz

Ilustrador: Alexandre Teles

Onde encontrar: InaLivros


10- Príncipe, do livro Príncipe da Beira

o pirncipe da beiraO Menino Príncipe vive seu reinado com seus irmãos e sua mãe. À beira do Rio, reina. O Menino não para e conhece tudo em seu reinado.

Ótimas ilustrações, impossível a criança não ficar fascinada com as imagens do Príncipe e de sua família.

Ficha Técnica

Autor e Ilustrador: Josias Marinho

Onde encontrar: InaLivros


 Gostou da listinha? Todos esses livros estão disponíveis na loja virtual da InaLivros, em nossa loja física e também em nossa banca itinerante nos eventos que participamos. Confira a nossa agenda e acompanhe onde estaremos na próxima semana!

Veja Também:

Compartilhe essa informação

mm

About the author

Mulher-mãe preta, socióloga, professora de sociologia, especialista em Psicologia Jurídica, especialista em Gênero e Sexualidade, Pós-graduanda em Gestão da Informação Digital, servidora pública, blogueira do site A mãe preta, livreira.